Reiniciar Processo de Habilitação

Pedido de uma nova habilitação para quem não pode pedir a CNH definitiva por ter ultrapassado o limite de infrações permitidas durante o período da CNH provisória, como uma infração grave, gravíssima, ou mais de uma infração média.
Você só pode iniciar o processo para obter uma nova habilitação depois que sua Permissão para Dirigir vencer.
Para solicitar o serviço, você precisa ir ao Detran-SP do município onde sua Permissão para Dirigir está registrada.
Mudanças de endereço Se foi morar em outra cidade, você deve antes solicitar a transferência da Permissão para Dirigir para depois iniciar o processo da nova habilitação na sua nova cidade. |
Unidade Detran-SP ou Poupatempo da cidade em que a Permissão para Dirigir foi registrada.
Não esqueça de agendar seu atendimento Para atendermos melhor todas as pessoas que precisam, os nossos atendimentos são agendados. |
Pessoas que ultrapassaram o limite de infrações no período de validade da permissão para dirigir.
1 - Agendar atendimento
Faça seu agendamento para uma unidade Detran-SP ou posto Poupatempo da cidade em que a Permissão para Dirigir foi registrada.
2 - Fazer atendimento presencial
Compareça no horário agendado, informe o número do protocolo e apresente os documentos exigidos. Confirme se seus dados estão corretos e consulte as informações para podermos coletar biometria e foto, se necessário.
3 - Fazer exame médico
Faça o exame médico no local escolhido durante a solicitação do serviço e pague diretamente ao profissional que atender você.
Caso você seja uma pessoa com deficiência, o exame deve ser feito por um profissional credenciado para esse tipo de atendimento, que deve indicar as adaptações necessárias ao veículo.
Reprovação no exame médico Se o profissional não considerar você apto, você pode conferir aqui mais informações por não concordar com o resultado do exame médico. |
4 - Fazer avaliação psicológica
Faça a avaliação psicológica em uma clínica credenciada pelo Detran-SP e indicada durante a solicitação do serviço e pague diretamente ao profissional que atender você.
Consulte aqui as informações completas sobre a validade da avaliação psicológica.
Reprovação na avaliação psicológica Se o profissional não considerar você apto, você pode conferir aqui mais informações por não concordar com o resultado da avaliação psicológica. |
5 - Fazer curso teórico
Depois de receber a avaliação positiva do médico e do psicólogo, faça sua matrícula em um CFC ou autoescola credenciado pelo Detran-SP, apresentando RG, CPF e comprovante de endereço.
Realize o curso de 45 horas-aula para que a autoescola emita o certificado de conclusão do curso, que permite marcar seu exame teórico.
Solicitação de ACC junto da habilitação na categoria B As pessoas que desejam obter a Autorização para Conduzir Ciclomotor - ACC ao mesmo tempo que a categoria B precisam fazer também o curso teórico de 20 horas-aula. Quem fez o exame médico ou a avaliação psicológica entre 30/09/2019 e 30/09/2020 não precisa fazer o curso. Apenas a prova teórica será necessária, seguindo as regras abaixo: A partir de 1 de outubro de 2020, o processo para obter a ACC passou a ser integral, com a exigência mínima de aulas teóricas conforme regulamentação do Contran. |
6 - Fazer prova teórica
Pague a taxa do Detran-SP de exame teórico e agende sua prova teórica, conforme as vagas disponíveis.
Enquanto aguarda a data agendada, você pode usar nosso simulador de provas para se preparar.
No dia agendado, faça a prova no local indicado, apresentando um documento de identidade e, se tiver feito o agendamento pelo nosso portal, o protocolo de agendamento do exame teórico.
Reprovação na prova teórica Se for reprovado, você deve pagar uma nova taxa do exame e solicitar a remarcação da prova pelo nosso portal ou onde fez o processo de Permissão para Dirigir. |
7 - Curso prático
Após receber aprovação na prova teórica, faça a matrícula em uma autoescola credenciada pelo Detran-SP que oferece o curso prático.
A autoescola vai imprimir a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular - LADV. Com ela, você pode iniciar o curso de direção veicular na categoria pretendida.
Confira as condições para o seu caso:
Categoria A - motocicletas e veículos similares
Você deve cumprir no mínimo 20 horas-aula.
Aulas no período noturno: não é mais necessário fazer aulas neste período, a menos que você tenha feito o exame médico ou a avaliação psicológica até 15/09/2019, sendo necessárias 4 aulas à noite. Se o exame ou a avaliação foi feito entre 16/09/2019 e 12/04/2021, com obrigatoriedade de apenas 1 aula noturna.
Categoria B - automóvel
Você deve cumprir no mínimo 20 horas-aula. 5 dessas aulas podem ser feitas em simulador de direção veicular, desde que disponível no CFC e feitas antes das aulas em via pública.
Aulas no período noturno: não é mais necessário fazer aulas neste período, a menos que você tenha feito o exame médico ou a avaliação psicológica até 15/09/2019. Nesse caso, são necessárias 4 aulas à noite, que podem ser 3 ou 4 aulas no simulador, desde que 1 em via pública. Se o exame ou a avaliação foi feito entre 16/09/2019 e 12/04/2021, você só precisa de 1 aula noturna.
No caso de ter feito o exame médico ou a avaliação psicológica até 15/09/2019, a carga horária total é de 25 horas-aula. Destas, 20 horas são em via pública e 5 horas em simulador de direção, incluindo 1 hora à noite.
Categoria AAC - ciclomotores junto da categoria B - automóvel
Além do curso prático para a categoria B, faça o curso prático para a obtenção da ACC de no mínimo 05 horas-aula.
Se tiver feito o exame médico ou a avaliação psicológica até 29/09/2019, são necessárias 10 horas-aula. Se o exame ou a avaliação foi feito entre 30/09/2019 e 12/04/2021, não é necessário realizar o curso prático, apenas sua prova.
8 - Prova prática
Após a conclusão do curso, a autoescola deverá marcar o exame prático. Então você deverá pagar a taxa e fazer a prova no local, dia e horário marcados com o veículo da autoescola.
Prova para pessoas com deficiência
Faça a prova em um veículo do CFC ou particular adaptado em unidade com banca especial.
Confira o que fazer para usar um veículo particular
Você pode usar o seu veículo ou um veículo de um parente. O automóvel precisa estar regularizado e passar por uma vistoria gratuita em uma unidade de atendimento.
Para a vistoria, agende a prova se estiver na capital. Se estiver em outra cidade do estado, leve o veículo ao local e data indicados pela Ciretran e preencha um requerimento obtido na própria unidade. No dia da vistoria, leve seu documento de identificação, o documento de licenciamento do veículo (CRLV-e), e, se o veículo não for seu, leve também documentos que comprovem o grau de parentesco com o proprietário, como RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável.
Agendamento da prova prática
Se estiver na capital, pague a taxa da prova antes de agendá-la.
Depois, um e-mail deve ser enviado, obrigatoriamente até às 12h, para examespcd.capital@detran.sp.gov.br para agendar o exame.
Se o veículo for de um CFC, o próprio CFC deve enviar o e-mail, verificar os agendamentos no sistema e-CNH, imprimir o comprovante e apresentá-lo no dia do exame prático.
Se o veículo for particular, envie o e-mail após a vistoria veicular ser aprovada. Anexe a cópia do laudo de vistoria e informe nome, CPF, telefones de contato e e-mail. Lembre-se de fazer um novo agendamento se não puder comparecer no dia agendado.
O título do e-mail deve obrigatoriamente seguir o formato abaixo, conforme o local onde a prova será realizada:
- ARICANDUVA – AGENDAMENTOS PARA PcD – NOME DO CFC E NR DO SAE
- GUARAPIRANGA – AGENDAMENTOS PARA PcD – NOME DO CFC E NR DO SAE
Se estiver em outra cidade do estado, agende na unidade de atendimento.
Local da prova com banca especial
Se estiver na capital, pode fazer o exame no Shopping Aricanduva ou, apenas se for da categoria B, no Centro de Tecnologia e Inovação Imigrantes - CTI Imigrantes.
Se onde você fez a 1ª habilitação não tiver banca especial, você pode fazer a prova prática em qualquer unidade com banca especial dentro da mesma região administrativa do Detran-SP. Se não houver uma em sua região, você pode fazê-la em outra região administrativa.
Reprovação na prova prática Se for reprovado, você deve pagar uma nova taxa da prova. Após o pagamento, a autoescola poderá remarcar sua prova onde fez o processo de Permissão para Dirigir. |
9 - Emissão e entrega da CNH Impressa
Após a conclusão do processo, você recebe o documento físico no endereço cadastrado em até 14 dias.
Endereço de entrega diferente Se quiser, você pode cadastrar um endereço alternativo para receber sua CNH. Ele será usado só para essa entrega, não mudando o endereço cadastrado nos dados da sua carteira. |
Para consultar se a CNH já foi emitida e enviada pelos Correios, acesse o Acompanhamento de serviços de CNH.
Se você não recebeu seu documento no período indicado, consulte o que fazer em caso de documento não emitido no prazo.
Caso precise, consulte mais informações se tiver erro na emissão do documento.
10 - Acesso à CNH digital - documento opcional
Após cumprir todas as etapas, sua CNH digital ficará disponível em até 3 dias. Saiba que ela tem o mesmo valor jurídico da versão impressa e, independentemente do município de registro, ela terá a cidade de São Paulo descrita no campo “Local”.
Você pode baixar a CNH digital pelo aplicativo CDT - Carteira Digital de Trânsito, de acordo com sua situação:
Está com a CNH impressa com QR Code
Baixe o aplicativo CDT - Carteira Digital de Trânsito para o seu celular
Disponível no Google Play ou na Apple Store
Faça o acesso ao aplicativo com a conta gov.br
Se ainda não tiver uma conta, clique em “Crie sua conta”, depois escolha uma das opções de cadastro e siga as instruções do aplicativo.
Siga as instruções e informe os dados solicitados
O aplicativo CDT mostrará algumas opções dos tipos de documentos, então clique em “Habilitação” e, em seguida, em "Toque para baixar sua CNH". Depois, indique o número da sua CNH e o código de segurança dela.
Saiba que o código de segurança da CNH é o número pequeno que fica no canto inferior dela.
Baixe sua CNH digital
Após informar os dados, clique em "Baixar CNH digital" e cadastre uma chave de acesso. Ponto, sua CNH digital já vai aparecer para você e vai ficar salva no aplicativo.
Se nunca usou o aplicativo CDT, você precisará cadastrar uma chave de acesso, que é como uma senha de 4 dígitos que ficará cadastrada no seu aplicativo para qualquer uso futuro.
Não está com a CNH impressa
Baixe o aplicativo CDT - Carteira Digital de Trânsito para o seu celular
Disponível no Google Play ou na Apple Store
Faça o acesso ao aplicativo com a conta gov.br
Se ainda não tiver uma conta, clique em “Crie sua conta”, depois escolha uma das opções de cadastro e siga as instruções do aplicativo.
Siga as instruções
O aplicativo CDT mostrará algumas opções dos tipos de documentos, então clique em “Habilitação” e, em seguida, em "Toque para baixar sua CNH".
Acesse seu e-mail e informe no aplicativo os dados solicitados
Você deverá receber um e-mail do Senatran com os dados da sua CNH e o código de segurança.
O remetente do e-mail é portalservicos@portalservicos.senatran.serpro.gov.br. Caso não encontre na caixa de entrada, consulte se ele não foi para a pasta de spam ou para a lixeira do seu e-mail.
Depois, indique o número da sua CNH e o código de segurança dela. Se preferir, consulte aqui o código de segurança da CNH.
Baixe sua CNH digital
Após informar os dados, clique em "Baixar CNH digital" e cadastre uma chave de acesso. Ponto, sua CNH digital já vai aparecer para você e vai ficar salva no aplicativo.
Se nunca usou o aplicativo CDT, você precisará cadastrar uma chave de acesso, que é como uma senha de 4 dígitos que ficará cadastrada no seu aplicativo para qualquer uso futuro.
Informe o número do protocolo de agendamento e apresente esses documentos:
CIN ou RG
Conheça os documentos que podem substituir a CIN ou o RG
CPF
Aceitamos a CIN, o RG com seu número ou o documento da Receita Federal, como o comprovante de situação cadastral.
Conheça os documentos que podem substituir o CPF
Se tiver mudado do endereço cadastrado no Detran-SP, traga também:
Comprovante de endereço em seu nome
Conheça os comprovantes que aceitamos
Apresente os documentos em bom estado de conservação e atualizados Seus documentos devem ter foto atual, não conter abertura, fotografia danificada e outras deteriorações que dificultem identificar você ou impeçam a avaliação da autenticidade. |
1. Exame médico: R$ 122,17 pago ao médico ou médica.
Para pessoa com deficiência, o valor é R$89,59.
2. Avaliação psicológica: R$ 142,53 pago ao psicólogo ou psicóloga.
3. Aulas teóricas: consultar e pagar à autoescola.
4. Aulas práticas: consultar e pagar à autoescola.
5. Exame teórico: R$ 50,90.
6. Exame prático: R$ 50,90.
7. Emissão e envio da CNH pelo correio: R$ 133,17. Para esta taxa, aceitamos o pagamento por Pix, consulte como pagar os serviços por Pix.
Você pode pagar as taxas de emissão, envio, e dos exames prático e teórico nas unidades com o novo padrão de atendimento, com cartão de débito das bandeiras Visa, Mastercard ou Elo. Também pode pagar nas Casas Lotéricas ou, se for correntista, em um dos bancos conveniados.
As taxas de emissão, envio, e dos exames prático e teórico devem ser registradas em seu CPF. |
Emissão e entrega da CNH Impressa
Após a conclusão do processo, você recebe o documento físico no endereço cadastrado em até 14 dias.
Para consultar se a CNH já foi emitida e enviada pelos Correios, acesse o Acompanhamento de serviços de CNH.
Se você não recebeu seu documento no período indicado, consulte o que fazer em caso de documento não emitido no prazo.
Caso precise, consulte mais informações se tiver erro na emissão do documento.
Acesso à CNH digital - documento opcional
Após cumprir todas as etapas, sua CNH digital ficará disponível em até 3 dias. Saiba que ela tem o mesmo valor jurídico da versão impressa e, independentemente do município de registro, ela terá a cidade de São Paulo descrita no campo “Local”.
Você pode baixar a CNH digital pelo aplicativo CDT - Carteira Digital de Trânsito, de acordo com sua situação:
Estou com a CNH impressa com QR Code
Baixe o aplicativo CDT - Carteira Digital de Trânsito para o seu celular
Disponível no Google Play ou na Apple Store
Faça o acesso ao aplicativo com a conta gov.br
Se ainda não tiver uma conta, clique em “Crie sua conta”, depois escolha uma das opções de cadastro e siga as instruções do aplicativo.
Siga as instruções e informe os dados solicitados
O aplicativo CDT mostrará algumas opções dos tipos de documentos, então clique em “Habilitação” e, em seguida, em "Toque para baixar sua CNH". Depois, indique o número da sua CNH e o código de segurança dela.
Saiba que o código de segurança da CNH é o número pequeno que fica no canto inferior dela.
Baixe sua CNH digital
Após informar os dados, clique em "Baixar CNH digital" e cadastre uma chave de acesso. Ponto, sua CNH digital já vai aparecer para você e vai ficar salva no aplicativo.
Se nunca usou o aplicativo CDT, você precisará cadastrar uma chave de acesso, que é como uma senha de 4 dígitos que ficará cadastrada no seu aplicativo para qualquer uso futuro.
Não estou com a CNH impressa
Baixe o aplicativo CDT - Carteira Digital de Trânsito para o seu celular
Disponível no Google Play ou na Apple Store
Faça o acesso ao aplicativo com a conta gov.br
Se ainda não tiver uma conta, clique em “Crie sua conta”, depois escolha uma das opções de cadastro e siga as instruções do aplicativo.
Siga as instruções
O aplicativo CDT mostrará algumas opções dos tipos de documentos, então clique em “Habilitação” e, em seguida, em "Toque para baixar sua CNH".
Acesse seu e-mail e informe no aplicativo os dados solicitados
Você deverá receber um e-mail do Senatran com os dados da sua CNH e o código de segurança.
O remetente do e-mail é portalservicos@portalservicos.senatran.serpro.gov.br. Caso não encontre na caixa de entrada, consulte se ele não foi para a pasta de spam ou para a lixeira do seu e-mail.
Depois, indique o número da sua CNH e o código de segurança dela. Se preferir, consulte aqui o código de segurança da CNH.
Baixe sua CNH digital
Após informar os dados, clique em "Baixar CNH digital" e cadastre uma chave de acesso. Ponto, sua CNH digital já vai aparecer para você e vai ficar salva no aplicativo.
Se nunca usou o aplicativo CDT, você precisará cadastrar uma chave de acesso, que é como uma senha de 4 dígitos que ficará cadastrada no seu aplicativo para qualquer uso futuro.
Última atualização: 03 de Julho de 2025 às 10:00